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1.Eleições e Distribuição de Mandatos.

1.1-Eleições.
Questões de Exame>>

Reconhecer o papel da matemática na escolha de representantes em sistemas

políticos e sociais.
Perceber que existem modelos matemáticos que permitem criar procedimentos

para transformar as preferências individuais numa decisão coletiva.

Promover a consciencialização de que o voto é um assunto que está no cerne

duma democracia participativa.
Contribuir para o reconhecimento da necessidade da matemática para definir

métodos eleitorais.
Contribuir para a clarificação da importância da participação de cada cidadão na eleição dos seus representantes (delegado de turma, associação de estudantes, estruturas sindicais e poderes políticos).

•Maioria simples /Maioria absoluta

Identificar o vencedor de um processo eleitoral através de maioria simples

e maioria absoluta.

Dar a conhecer o método eleitoral para a eleição do Presidente da República Portuguesa.

Conhecer e compreender diferentes sistemas de votação.

Promover a análise, a interpretação e a discussão de sistemas eleitorais que

valorizem a existência de uma segunda volta, como é o caso da eleição do

Presidente da República de Portugal, nomeadamente a referência à eleição presidencial de 1986.
Propor a construção de um programa simples em Python (de iniciação à

linguagem) que permita determinar o número de votos que garante a maioria

absoluta, sendo inseridas as votações em 3 candidatos.

•Método de Borda

Propor a exploração de diferentes sistemas de votação, por ordem de preferência, maioritário com duas ou mais voltas, de aprovação e outros. A aplicação de cada sistema deve resultar da análise da sua descrição e acompanhado de uma pequena análise das suas principais consequências.
Propor a análise de situações que evidenciem claramente o facto de métodos

eleitorais diferentes gerarem escolhas diferentes para a mesma votação,

recorrendo a contextos eleitorais concretos, como por exemplo:
- eleição do delegado de turma;
- eleição para a Associação de Estudantes;
- eleições para os órgãos sociais de clubes desportivos.
Referir que todos os métodos eleitorais têm limitações, nomeadamente, encorajar o debate de situações em que existe e em que não existe transitividade das escolhas, como por exemplo o paradoxo de Condorcet.
Dar a conhecer que o teorema de Arrow, que mostra as limitações de um sistema eleitoral, pode ser trabalhado com diferentes níveis de aprofundamento, podendo, contudo, fazer-se apenas uma breve referência à sua existência.

***Possíveis aprofundamentos
Exemplo de um caso interessante a estudar: a mudança do uso de maioria simples para a maioria absoluta ao longo dos anos na Ordem dos Médicos e na Ordem dos Advogados.
Também pode ser feita a comparação com o método usado nas eleições para a Ordem dos Enfermeiros em que a lista vencedora é a que obtiver mais votos, sem exigência de maioria absoluta (e só com uma volta). Neste último caso pode ser consultada a página https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/comunicacao/Paginas/Proclamacao

Eleicoes onde se encontra a proclamação dos resultados definitivos das Eleições de 12 de dezembro de 2011.

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