Calcular juro simples e juro composto (com diferentes períodos de capitalização dos juros).
Compreender o processo de capitalização com juro simples e juro composto.
Promover, com recurso à tecnologia, o cálculo de juros simples e compostos em diferentes situações.
Analisar diferentes propostas de capitalização para verificar a mais vantajosa.
Promover, em casos simples, usando a folha de cálculo, o cálculo do:
- capital obtido, através de uma capitalização de juro simples, num dado tempo, o capital final;
- capital obtido, com diferentes capitalizações (mensal, anual, semestral) usando juro composto, num dado tempo, o capital final.
Sugerir em grande grupo com recurso a simulações para depósitos a prazo, nos sites de diferentes entidades bancárias, a elaboração de um relatório sobre as diferentes propostas, analisando qual a mais vantajosa, pressupondo a entrega de um determinado montante de capital e um determinado prazo máximo.
Analisar a rentabilidade de diferentes depósitos a prazo, durante um prazo predefinido, recorrendo à folha de cálculo e ao uso de simuladores disponíveis na Internet.
Promover, em casos simples, o cálculo de, usando a folha de cálculo:
- do capital inicial a depositar para, ao fim de um determinado tempo dado (um ano, prazos superiores a um ano), ter um certo capital final com uma taxa de juro fixa;
- do tempo mínimo de capitalização, dados os capitais inicial e final e a taxa de juro, com um determinado objetivo.
***Possíveis aprofundamentos
Avaliação financeira de um projeto de investimento, através do cálculo do valor atual de fluxos financeiros futuros previstos.
Cálculo das prestações constantes em empréstimos e comparação com os simuladores em sites de bancos e empresas financeiras.
Para os alunos de Ciências Sócio Económicas será recomendável que sejam fomentadas as conexões com assuntos e conceitos da disciplina de Economia.
Poderão ser abordados outros temas de Literacia Financeira, como por exemplo a elaboração de orçamentos familiares para diferentes tipos de agregados familiares (para um casal, com ou sem filhos, para um solteiro, vivendo sozinho ou com outras pessoas, etc.).
Pode ser igualmente sugerido como tema de Literacia Financeira a elaboração de um orçamento de uma viagem (visita de estudo, acampamento, etc.)
Para os alunos de Ciências Sócio Económicas será recomendável que sejam fomentadas as conexões com assuntos e conceitos da disciplina de Economia.
|