Aprofundamento do estudo de Estatística.
Aplicar e aprofundar conceitos e processos associados à Estatística num problema contextualizado, desenvolvendo competências de representação e comunicação matemática.
Desenvolver hábitos de pesquisa.
Interpretar de forma crítica informação, modelos e processos. Conhecer, aplicar e criar modelos presentes na Estatística, tirando partido da tecnologia.
Desenvolver a criatividade e a comunicação, através da apresentação do projeto em palestras, pósteres, vídeos ou outros suportes.
Discutir e estabelecer a elaboração de um trabalho de projeto, contemplando as diversas fases (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de resultados e conclusões).
Reservar momentos de trabalho na sala de aula para o desenvolvimento e acompanhamento, em grupo, do trabalho de projeto, incluindo a escrita do respetivo relatório.
Propor a discussão da pertinência e da necessidade de usar recursos e tecnologia.
Promover a divulgação, em grupo, destes trabalhos, podendo essa etapa acontecer na sala de aula ou ser alargada a outros espaços da escola e para além desta.
Estimular a discussão do tema de cada investigação que pode ser escolhido de entre uma lista de opções, como por exemplo:
- A minha região em números! O que diz o Censos 2021…;
- A nossa Cantina Escolar em números!
- Alterações climáticas. Os negacionistas têm razão ou há estatísticas a provar que não?
- Como estão os nossos oceanos? (Plasticus maritimus, Planeta tangerina,...);
- Somos oito mil milhões. Como estamos distribuídos?
Valorizar aspetos relevantes da História da Matemática, ou o recurso à programação, sempre que for considerado relevante.
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Aprofundamento do estudo de Métodos de apoio à decisão.
Aplicar e aprofundar conceitos e processos associados aos Modelos Matemáticos para a Cidadania num problema contextualizado, desenvolvendo competências de representação e comunicação matemática.
Desenvolver hábitos de pesquisa.
Interpretar de forma crítica, informação, modelos e processos.
Conhecer, aplicar e criar Modelos Matemáticos importantes para contextos eleitorais e de partilha, tirando partido da tecnologia.
Desenvolver a criatividade e a comunicação, através da apresentação do projeto em palestras, pósteres, vídeos ou outros suportes.
Discutir e estabelecer a elaboração de um trabalho de projeto, contemplando as diversas fases (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de resultados e conclusões).
Reservar momentos de trabalho na sala de aula para o desenvolvimento e acompanhamento, em grupo, do trabalho de projeto, incluindo a escrita do respetivo relatório.
Propor a discussão da pertinência e da necessidade de usar recursos e tecnologia.
Promover a divulgação, em grupo, destes trabalhos, podendo essa etapa acontecer na sala de aula ou ser alargada a outros espaços da escola e para além desta.
Estimular a discussão do tema de cada investigação que pode ser escolhido de entre uma lista de opções, como por exemplo:
- Eleições com círculos eleitorais uninominais ou regionais versus um círculo nacional único;
- Casos concretos de eleições com colégio eleitoral (Estados Unidos, Estónia, Índia,...);
- Eleições com dados “falsificados” (Lei de Benford);
- Estudo de diferentes modos de eleger uma Associação de Estudantes, um delegado ou um subdelegado das turmas da escola.
Valorizar aspetos relevantes da História da Matemática, ou o recurso à programação, sempre que for considerado relevante.
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Aprofundamento do estudo de Modelos financeiros.
Aplicar e aprofundar conceitos e processos associados aos Modelos Matemáticos para a Cidadania num problema contextualizado, desenvolvendo competências de representação e comunicação matemática.
Desenvolver hábitos de pesquisa.
Interpretar de forma crítica, informação, modelos e processos.
Conhecer, aplicar e criar Modelos Matemáticos financeiros importantes, tirando partido da tecnologia.
Desenvolver a criatividade e a comunicação, através da apresentação do projeto em palestras, pósteres, vídeos ou outros suportes.
Discutir e estabelecer a elaboração de um trabalho de projeto, contemplando as diversas fases (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de resultados e conclusões).
Reservar momentos de trabalho na sala de aula para o desenvolvimento e acompanhamento, em grupo, do trabalho de projeto, incluindo a escrita do respetivo relatório.
Propor a discussão da pertinência e da necessidade de usar recursos e tecnologia.
Promover a divulgação, em grupo, destes trabalhos, podendo essa etapa acontecer na sala de aula ou ser alargada a outros espaços da escola e para além desta.
Estimular a discussão do tema de cada investigação que pode ser escolhido de entre uma lista de opções, como por exemplo:
- Análise de um projeto de investimento, através do cálculo do valor atual de fluxos financeiros futuros previstos.
- Cálculos das prestações constantes em empréstimos e comparação com os simuladores em sites de bancos e empresas financeiras.
Valorizar aspetos relevantes da História da Matemática, ou o recurso à programação, sempre que for considerado relevante.
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