<<Voltar ||   <<Início   || <<MACS||   --------    

7-Probabilidades.

7.3-Modelos de Probabilidade em espaços finitos.

Questões de Exame>>

Variáveis aleatórias
(discretas)

Função massa de probabilidade

Reconhecer que se podem associar números aos resultados de um fenómeno aleatório, através de uma função denominada variável aleatória (v.a.) e que construir um modelo de probabilidade para modelar um fenómeno aleatório, com espaço de resultados finito, é equivalente a construir a função massa de probabilidade (f.m.p.) da variável aleatória associada.
Identificar a população com a variável aleatória associada e reconhecer que construir a f.m.p. é obter um modelo para a população.
Reconhecer que a f.m.p. permite calcular a probabilidade de acontecimentos, relacionados com a realização do fenómeno modelado.

Exemplificar e orientar os alunos na construção de modelos de probabilidade simples, nomeadamente o que descreve o resultado do lançamento de um dado equilibrado, em que se define a variável aleatória X, que associa a cada face do dado, o seu número de pintas.
Destacar a situação do lançamento de dois dados em que se pretende modelar o fenómeno aleatório que consiste em observar a soma das pintas dos dois dados e chamar a atenção para que embora o número de resultados possíveis seja igual a 11, a probabilidade de cada um não é 1/11.

Valor médio e desvio padrão populacional

Reconhecer que dois dos parâmetros, características numéricas da população, mais importantes são o valor médio (média populacional) e o desvio padrão populacional, e saber que estes parâmetros se representam pelas letras gregas μ (miu) e σ (sigma), respetivamente.

Propor o cálculo do valor médio e do desvio padrão, recorrendo à f.m.p. em exemplos como o do lançamento do dado e de outros modelos como seja, a extração de bolas de um saco com e sem reposição.

Compreender o paralelismo entre valor médio μ e a média 𝑥̅ e também, de modo idêntico, para o desvio padrão populacional σ e desvio padrão (amostral) 𝑠, e outras medidas calculadas para a população e para a amostra.
Calcular o valor médio e o desvio-padrão populacional de uma variável aleatória de suporte finito, a partir da f.m.p

Salientar que a fórmula utilizada para calcular o valor médio é semelhante à fórmula utilizada para calcular a média com os dados discretos agrupados em tabelas de frequências relativas, destacando a interpretação frequencista da probabilidade, em que as frequências relativas são interpretadas como probabilidades.
Orientar na interpretação do valor médio, utilizando exemplos associados a jogos.

|

<<Voltar

|