Aprofundamento do estudo de Modelos de Grafos ou populacionais.
Aprofundamento do estudo dos modelos de grafos ou populacionais com trabalho de projeto (*)
Aplicar e aprofundar conceitos e processos associados aos modelos de grafos ou populacionais a num problema contextualizado, desenvolvendo competências de representação e comunicação matemática.
Desenvolver hábitos de pesquisa.
Interpretar de forma crítica informação, modelos e processos.
Conhecer, aplicar e criar modelos de grafos ou populacionais, tirando partido da tecnologia.
Desenvolver a criatividade e a comunicação, através da apresentação do projeto em palestras, pósteres, vídeos ou outros suportes.
Discutir e estabelecer a elaboração de um trabalho de projeto, contemplando as diversas fases (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de resultados e conclusões).
Reservar momentos de trabalho na sala de aula para o desenvolvimento e acompanhamento, em grupo, do trabalho de projeto, incluindo a escrita do respetivo relatório.
Propor a discussão da pertinência e da necessidade de usar recursos e tecnologia.
Promover a divulgação, em grupo, destes trabalhos, podendo essa etapa acontecer na sala de aula ou ser alargada a outros espaços da escola e para além desta.
Estimular a discussão do tema de cada investigação que pode ser escolhido de
- Colorir um mapa, aplicando o número cromático de um grafo;
- Resolver problemas de sistemas de distribuição tais como: patrulhamento, distribuição de correio ou outros, de modo a que se possam encontrar soluções que permitam encontrar caminhos sem repetir arestas, começando e terminando no mesmo vértice;
- Modelar as interações entre os diferentes personagens de uma obra literária por meio de um grafo de arestas ponderadas;
-Estudar populações afetadas por vírus, evolução de propagação de bactérias ou vírus ou crescimento bacteriano num laboratório, o crescimento de uma determinada espécie vegetal/animal sem ter em conta os recursos;
- Aproximar através de um modelo a evolução de uma população (exemplo da freguesia local) ao longo de um século a partir dos dados disponíveis em sítios da Internet
Valorizar aspetos relevantes da História da Matemática, ou o recurso à programação, sempre que for considerado relevante.
|
Aprofundamento do estudo de Inferência Estatística.
Aplicar e aprofundar conceitos e processos associados à Inferência Estatística num problema contextualizado, desenvolvendo competências de representação e comunicação matemática.
Desenvolver hábitos de pesquisa.
Interpretar de forma crítica, informação, modelos e processos.
Conhecer, aplicar e criar processos associados à Inferência Estatística, tirando partido da tecnologia.
Desenvolver a criatividade e a comunicação, através da apresentação do projeto em palestras, pósteres, vídeos ou outros suportes.
Discutir e estabelecer a elaboração de um trabalho de projeto, contemplando as diversas fases (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de resultados e conclusões).
Reservar momentos de trabalho na sala de aula para o desenvolvimento e acompanhamento, em grupo, do trabalho de projeto, incluindo a escrita do respetivo relatório.
Propor a discussão da pertinência e da necessidade de usar recursos e tecnologia.
Promover a divulgação, em grupo, destes trabalhos, podendo essa etapa acontecer na sala de aula ou ser alargada a outros espaços da escola e para além desta.
Estimular a discussão do tema de cada investigação que pode ser escolhido de entre uma lista de opções, como por exemplo:
- Estimar a proporção de alunos que almoçam na cantina da escola num certo dia da semana;
- Prever os resultados eleitorais para a Associação de Estudantes;
- Conhecer os hábitos de reciclagem dos agregados familiares dos alunos da escola;
- Estimar o atraso de uma certa carreira de autocarro de um determinado horário.
Valorizar aspetos relevantes da História da Matemática, ou o recurso à programação, sempre que for considerado relevante.
|
|