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<<M24A-10º ANO

1.Modelos matemáticos para a cidadania.

1.2-Modelos matemáticos na partilha.

1.2-Modelos matemáticos na partilha.

Perceber que existem modelos matemáticos que permitem criar procedimentos para fazer distribuições proporcionais.

Analisar com os alunos os contextos eleitorais das eleições autárquicas e das eleições para a Assembleia da República, suscitando a compreensão da necessidade de um método de partilha proporcional.
Incentivar os alunos a confirmar o processo da distribuição de mandatos num organismo local (eleições com um número reduzido de mandatos - até 6 mandatos).

•Método de Hondt

•Método de St. Laguë

Conhecer e aplicar o método de Hondt e o método de St. Laguë.

Vantagens e limitações dos métodos de Hondt e St. Laguë

Promover a exploração, com recurso à tecnologia gráfica (folha de cálculo), de distribuições de mandatos em cenários nacionais (eleições com um número elevado de mandatos, por exemplo, a distribuição de mandatos por círculo eleitoral).


Propor a análise de situações concretas que evidenciem claramente que métodos de partilha diferentes geram distribuições diferentes para a mesma eleição, por exemplo, as eleições europeias de 1987.


Promover a análise de casos em outras situações, como por exemplo, a distribuição de um número de computadores por departamentos com diferentes dimensões.


Promover discussões sobre problemas de partilha, identificando os modelos matemáticos que contribuem para as diversas soluções e limitações na sua aplicação.

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