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6.Geometria. |
6.1-Trigonometria. |
6.1-Trigonometria. •Resolução de problemas que envolvam triângulos Resolver problemas variados, ligados a situações concretas, que permitam recordar e aplicar métodos trigonométricos estudados no 3.º ciclo do EB, na resolução de triângulos retângulos e não retângulos. Recorrer a exemplos históricos de trigonometria para motivar os alunos para o tema, podendo ser usados exemplos de livros antigos em que se recorre ao grafómetro. Propor problemas variados, ligados a situações concretas, que permitam recordar e aplicar métodos trigonométricos (problemas ligados a sólidos, a moldes, à navegação, à topografia, históricos e outros) bem como sensibilizar para a importância da Trigonometria nas várias ciências. •Ângulo e arco generalizados Relacionar e aplicar, na resolução de problemas, as noções de ângulo e arco orientados e de ângulo e arco generalizados e a respetiva amplitude. •Círculo trigonométrico Identificar e interpretar o círculo trigonométrico. Reconhecer, analisar e aplicar, na resolução de problemas, razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente) de ângulos generalizados no círculo trigonométrico. •Expressão geral das amplitudes dos ângulos com os mesmos lados •Radiano Conhecer a unidade de medida radiano. Introduzir o conceito de radiano, relacionando-o com o grau, tendo em vista a sua futura utilização na representação gráfica de funções trigonométricas. •Redução ao primeiro quadrante Utilizar o círculo trigonométrico, na redução ao primeiro quadrante, na dedução da fórmula fundamental da Trigonometria e na resolução de problemas. Estimular o recurso sistemático ao círculo trigonométrico, em casos simples. •Funções trigonométricas seno, cosseno e tangente Incentivar o uso do círculo trigonométrico e da tecnologia gráfica para explorar as funções trigonométricas sen(x), cos(x) e tg(x). Levar os alunos a compreender a diferença na representação gráfica de uma função trigonométrica quando se utilizam unidades diferentes (graus e radianos) e a perceber as vantagens da sua representação em radianos. •Fenómenos periódicos. Reconhecer, analisar e aplicar as funções trigonométricas sen(x), cos(x) e tg(x) na modelação de fenómenos periódicos. Identificar fenómenos periódicos e usar os conceitos de período, máximo, mínimo, amplitude e frequência, no estudo dos fenómenos periódicos. Promover o estudo da variação do período em funções do tipo f (x)=sen(cx) e g(x)=cos(x), com c não nulo. Promover, com o auxílio da tecnologia, o estudo de famílias de funções do tipo f(x)=a+b.sen(c(x - d)) e g(x)=a+b.cos(c(x - d)), com a, b, c e d números reais, b e c não nulos, propondo a exploração de situações como, por exemplo, a variação das marés, a roda gigante ou as ondas sonoras. Determinar valores aproximados de zeros, extremos e outros pontos relevantes, num contexto de resolução de problemas, com recurso à tecnologia gráfica. Propor o estudo de situações problemáticas, utilizando tecnologia, recorrendo a modelos com funções trigonométricas. |
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