<<Voltar | <<Python | Início>> |
Python-Lição 1 |
print, input, int, float, str, adição(+), multiplicação(*), potenciação(**), # |
|
Exercício 1.1) Usar o print. |
Objetivo: Escrever no ecrã a frase “vamos programar” |
|
RUN (O que obtemos...) |
|
Notas: 1) print - Este comando apresenta no ecrã a frase que está dentro de parênteses e aspas. print( “…”) 2) A linha: RUN, refere-se ao que obtemos no ecrã, quando fazemos correr o programa. |
Sugestão: Como variante deste programa, escreva outra frase. |
|
Exercício 1.2) Usar o print e o input |
Objetivo: O programa pede ao utilizador para introduzir o seu nome(…), depois é apresentado: “o seu nome é(…)” |
|
RUN ex: Pedro |
|
Notas: A variável “a” será o que for introduzido pelo utilizador, input. No print, apresentamos entre aspas uma frase fixa “o seu nome é:”, separado por uma vírgula. De seguida o que foi introduzido por nós como variável a. |
Sugestão: Como variante deste programa, peça a idade. |
|
Exercício 1.3) A soma de dois números. |
Objetivo: 1º) Apresentar uma nota inicial, apenas para o programador: “Soma de dois números”. 2º)Pedir ao utilizador que introduza dois números inteiros, por exemplo “a” e “b”. 3º)O programa apresentará o resultado da sua soma “a+b=…” |
|
RUN ex: a=7 b= 8 |
|
Notas: 1) Quando colocamos o símbolo # numa linha, os seu conteúdo servirá apenas como comentário para o programador. Não tem qualquer efeito no funcionamento do programa. 2) Se queremos somar números, convém declarar que se trata de números, para que seja feita a operação matemática, caso contrário, ao somar, o programa apenas colocará um número ao lado do outro. Usámos int, mas também poderia ser float. 3) int-representa número inteiro. Float- representa número real. Str-representa apenas uma sequência de carateres. |
Sugestão: Faça pequenas alterações a este programa e tire conclusões. Sugestão 1) No input, ignore o int, escrevendo apenas a=input(“O valor de a:”) e o mesmo para o b, b=input(“O valor de b:”) . Sugestão 2) Como variante deste programa, indique float em vez de int. Sugestão 3) Como variante deste programa, indique str em vez de int. |
|
Exercício 1.4) Várias operações matemáticas. |
Objetivo: 1º) Pedir ao utilizador que introduza um número real, “a”, não inteiro, com duas ou três casas decimais, por exemplo 19.65 (usar o ponto para separar a parte decimal). 2º) O programa deverá apresentar várias operações matemáticas: ”parte inteira de a”, ”arredondamento de a às unidades”, “o triplo de a ”, “a elevado ao quadrado”, “soma de a com 10”. |
|
RUN ex: a= 19.65 |
|
Notas: 1) Para indicar a parte decimal de um número, usamos sempre o ponto, não a vírgula. 2) Parte inteira int, corresponde a ignorar a parte decimal. O round, faz o arredondamento usual, mas, curiosamente, em Python o round nem sempre dá o resultado que estamos à espera. Por exemplo round(3.5)=3 mas round(2.5)=2. Para outras partes decimais, o resultado é o que estamos à espera. Experimente fazer round com vários números decimais. Por exemplo: 4.5; 5.5; 6.5; 7.5.....verá que, para os números pares e para os ímpares, o critério de arredondamento não é igual... 3) A multiplicação é indicada com o asterisco *. 4) A potência é indicada com o duplo asterisco **. 5) Muitas funções matemáticas não estão pré-definidas no Python, pelo que, muitas vezes recorremos a um módulo chamado “math”, para termos acesso a uma maior variedade de operações matemáticas. Veremos este módulo na próxima lição. |
Sugestão: 1) Use o round para os seguintes números: 2.5; 3.5; 4.5; 5.5; 6.5; 7.5; 8.5, ... e tire conclusões. 2) Faça pequenas alterações a este programa e tire conclusões. 3) Peça a raiz quadrada, fazendo expoente 0.5, em vez do expoente 2. Por exemplo, 151.29**0.5 que deve dar 12.3. |
|
Exercício 1.5) Intercalar respostas no print. |
Objetivo: 1º) Pedir ao utilizador que introduza um número com parte decimal. 2º) Numa mesma frase, o print deverá intercalar as respostas: A parte inteira é..., o arredondamento é .., o triplo é ... |
|
RUN ex: a= 8.56 |
|
Notas: Nas partes a preencher no texto, colocamos {} e depois em .format(...) colocamos por ordem os respetivos valores:
|
Sugestão: Experimente mais números e acrescente outras alterações ao programa. |
||
Exercício 1.6) Valor absoluto de um número. |
Objetivo: Obter o módulo de um número. Sugestão: introduza um número negativo. |
|
RUN ex: a= -17 |
|
Notas: abs fornece o valor absoluto ou módulo de um número. |
Sugestão: Experimente vários números e/ou faça pequenas alterações ao programa. |
|
Outras sugestões: |
Pode ser útil consultar a lista de funções pré definidas do Python: |
Outro Tutorial: |
|